Sexta-feira, 26 de Outubro de 2007

Toda a gente sabe que a anorexia é uma das doenças que afecta os modelos e parte do Mundo...

Em 1975 a cantora Karen Carpenter (do grupo Carpenters) desenvolveu anorexia nervosa. Ela era magra e sempre fazia dietas. Na turnê daquele ano teve de cancelar apresentações devido à sua fraqueza. Com o passar dos anos os efeitos causados pela anorexia se tornaram mais fortes. Ela tentou em 1982 tratamento com um psicoterapeuta famoso. Ganhou peso, teve uma relativa melhora, mesmo assim, no ano seguinte, Karen teve uma parada cardíaca. Morreu aos 32 anos. Era bela, rica e famosa. Valeu a pena?

Lembra-se da Terri Schiavo? Aquela mulher que estava em coma havia mais de 15 anos e o marido ganhou na justiça do direito de desligar os aparelhos. Pouca gente sabe que Terri sofreu um ataque cardíaco em 1990 decorrente de anorexia e bulimia. Valeu a pena?

A modelo Ana Carolina Reston Macan nasceu em Jundiaí de uma família de classe-média. Desde criança sonhou ser modelo. Depois de vencer um concurso no interior de São Paulo chamou a atenção das agência de modelo aos 13 anos. No mês passado, estava com viagem marcada para sessão de fotos em Paris. Por estar muito magra teve alguns trabalhos recusados. As agências sabem mais do que ninguém o custo de ações legais destes tipos de caso. Entretanto, modelos cadavéricas continuam a desfilar nas passarelas mais chiques do mundo da moda. Ana Carolina foi internada no dia 25 com insuficiência renal pesando apenas 40 kg. Rapidamente seu quadro piorou e teve infecção generalizada. Morreu aos 21 anos. Era bela, jovem e com toda uma carreira pela frente. Valeu a pena?

Ana Carolina é o sonho que muitas meninas gostariam de ser. Li recentemente num quadrinho que as garotas que não conseguem ser modelos acabam no Fotolog. Faz todo o sentido. A anorexia nervosa virou mania entre adolescentes e mulheres que são escravas do ideal de beleza "esqueleto ambulante".

Quando vivíamos em cavernas o ideal de beleza eram mulheres bem gordas. Nas pinturas dos séculos passados o ideal eram mulheres cheias. Que digam as musas de Pierre Auguste Renoir. Marilyn Monroe seria considerada gorda nos padrões atuais. Pergunte a qualquer homem se eles acham a Marilyn feia. O modelo de magreza começou nos anos 60 com a modelo Twiggy Lawson. Deste então o padrão esqueleto passou a ser incorporado cada vez mais no mundo da moda.

A Espanha deu o primeiro passo para terminar o abuso contra as mulheres. A Semana de Moda de Madri proibiu modelos com índice de massa corporal (IMC) inferior a 18 kg/m² de desfilar nas suas passarelas. O IMC é calculado da seguinte forma. Divida o seu peso pela sua altura ao quadrado. Eu peso 55 kg e tenho 1,69m de altura, mas falo que tenho 1,70m. Vamos medir com o tamanho real. Mesmo para quem não gosta de matemática é uma conta relativamente fácil. Multiplico a altura (1,69 x 1,69) = 2,8561. Depois, pegue o peso e divida-o por este resultado. Total = 19,25. A modelo Ana Carolina se achava gorda com 1,74m e 46 kg. Seu IMC era de 15,20. Bem abaixo do índice permitido pelos espanhóis e do recomendado pelas Nações Unidas - entre 18,5 kg/m² e 25 kg/m².

A decisão da Semana da Moda de Madri foi importante, este é um dos eventos mais prestigiosos da Europa. A decisão causou controvérsia, mas apenas com fatalidades como a da modelo Ana Carolina é que as coisas começam a mudar. A morte da modelo servirá de alivio para milhares de gordinhos e gordinhos. "Tá vendo! Prefiro ser gordinha, mas sou saudável." Ledo engano, a epidemia de obesidade avança rápido e ganhou um reforço com a morte da modelo Ana Carolina Reston Macan.

Corrijo-me. Anorexia não é uma mania. Ela é uma complexa doença que envolve fatores fisiológicos, psicológicos e sociais. A pessoa que sofre com esta doença acha que seu peso nunca é o suficiente. É um transtorno alimentar caracterizada por estresse físico e uma deficiente dieta alimentar. Uma em cada dez mulheres que sofrem de anorexia morre (números conservadores). É uma tristeza. É uma calamidade.

Passo pelas gôndolas do supermercado e vejo a quantidade de alimentos "light", "diet" e similares. Um adulto com 70 kg precisa de cerca de duas mil calorias diárias. Ao mesmo tempo, somos bombardeados com número zero. Zero caloria! Menos de uma caloria! Menos, Leve, Suave! Compre! Seja Saudável!

A propaganda pelo ideal de beleza é cruel com as mulheres. No meu último artigo comentei que Chico Buarque foi eleito o homem mais sexy do Brasil. Chico tem mais de 60 anos. Não é uma disparidade? O homem para ser sexy basta ser inteligente, a mulher para ser bem-sucedida não basta ser inteligente. Uma mulher "gostosa" só morre pobre se quiser. Quantas vezes você já ouviu isto?

Iguais a Ana Carolina existem várias meninas que desejam entrar no mundo da moda. Os meninos querem ser jogadores de futebol e as meninas modelo. Claro que existem exceções. Eu queria ser cientista, mas admito que gostaria de ser bailarina também. O mundo é assim. Cruel com as mulheres. Somos cercadas de propagandas para manter nossas "boas formas", conquiste o mundo com o seu corpo, esta é a idéia. E se o mundo quiser que nossos corpos sejam esqueletos com pele nós faremos todos os sacrifícios para mantê-los. Nas famílias Flintstones e Simpson que é o gordo do casal, a mulher?

É muito comum as pessoas confundirem anorexia com bulimia. Na bulimia a pessoa tem períodos onde se alimenta em excesso, depois vem a culpa, exercícios alucinados para "recuperar" o peso e o uso de diuréticos, laxantes e sessões de vômito para retirar o peso-extra do corpo. É preciso ser uma musa, mesmo que a saúde seja comprometida. A bulimia traz danos às glândulas salivares, esôfago e o ácido estomacal corrói os dentes. Pense antes de forçar o vômito.

Por que uma pessoa tem anorexia? Medo de ficar gorda! Medo de ficar fora dos padrões. Pense que "gorda" para a anoréxica é ficar fora dos padrões exigidos. Esqueleto humano. Tolerância zero. O anoréxico fica com a idéia fixa que tem um peso acima do normal. Uma amiga minha é muito mais magra do que e se acha gorda. Espero que este caso não caia no buraco da memória para ela. Espero mesmo que a morte da modelo não tenha sido em vão. Não apenas por lamentar a perda de uma pessoa e a dor aos seus familiares, mas que ajuda a conscientizar as mulheres que nosso corpo não é tudo. É ótimo se olhar no espelho e se sentir bela e desejável, mas que temos que nos libertar das escravidões seculares impostas pela sociedade. Os homens estão livres. Isto não quer dizer que nós temos que nos desleixar com nosso corpo, afinal ele é o invólucro dos nossos componentes mais preciosos e também ele é o único que temos. Temos de nos livrar da obsessão pelo corpo perfeito, pela exigência perfeita. Liberdade é escravidão. Somos as escravas num mundo dominado pelos portadores de pênis.

O anoréxico pena sempre que está gordo e que não é anoréxico. O malandro nunca diz que é malandro e o viciado nunca diz que é viciado! A anorexia pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino. Mulheres anoréxicas podem ficar sem menstruar. Parece ótimo menstruar sem engravidar, mas no fundo está se comprometendo todo a sua saúde. A morte causada pela anorexia é geralmente causada por um ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio. A lista de problemas causados pela anorexia também não é pequena: intestinos e rins danificados, anemia e osteoporose. Vale a pena? Para a Ana Carolina certamente não valeu. Que a sua morte não seja em vão.

O estereótipo da magreza é um peso às mulheres imposto pela sociedade e a mídia do mundo ocidental. Nós sabemos que estas não são as únicas pressões e quem não sabe ainda se defender paga o pato. Especialistas apontam como traumas, abuso físico, abuso sexual e rejeição familiar como prováveis impulsionadores para o desenvolvimento da doença. Certamente que a profissão é importante. Modelos não são as únicas vítimas da ditadura da magreza. Dançarinas, atletas, bailarinas são alvos em potencial para o surgimento da anorexia e bulimia. Entretanto, advogadas, jornalistas, funcionárias públicas a até donas de casa também a desenvolvem. Afinal quem não quer ter o "corpo perfeito", estar na moda, ser "saudável". O mais curioso é que a falta de uma alimentação saudável nos é vendida como alimentação saudável. Nem muito, nem pouco. Os orientais vão dominar o mundo. E as orientais também!

Ainda bem que a anorexia nervosa tem cura. Segundo especialistas a cura não é fácil e exige apoio familiar, porque é uma doença com raízes psicológicas. O primeiro passo e o mais importante é convencer o anoréxico que está doente. Que não é perseguição, mas que deve ser tratado antes que seja tarde demais. Motivar e apoiar o anoréxico é importante em sua recuperação. Motivar e apoiar as mulheres a reverter o quadro é importante na nossa conquista por uma vida melhor e mais justa.

 

 

 

Bibliografia:Vários sites da  Internet Exploer


publicado por Os modelos às 18:17
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De Danilo a 5 de Dezembro de 2007 às 02:33
As fotos são montagens, e podem ser conferidas aqui http://www.e-farsas.com/foto_aneroxia.html


De Anónimo a 10 de Janeiro de 2009 às 23:58
Pode ate ser q tenham colocado um outro rosto nessa modelo COMPLETAMENTE anorexica, talves seja apenas para preservar a indentidade da pessoa!!!! pq EH CRIME divulgar algo sobre alguem sem a permissao dos mesmos!!!!
Mas q VARIAS modelos estao em niveis avancados de anorexia e bulemia, isso estao.... Uma coisa q pouca gente sabe, mas ja existe, eh uma lei q nao permite q as agencias contratem modelos anorexicas!!!!! Isso eh otimo..mas nao sabemos ao certo se as agencias levam isso a serio, neh???
Bjum


De Anónimo a 11 de Janeiro de 2009 às 00:04
Concordo com vc...Eu num sabia dessa lei nao!! e bom fikar sabendo.
So nao concordo com o fato de vc escrever bulEmia e nao bulImia......... o certo e com I e nao com E
beijos bem gordos de Clara


De anónimo a 21 de Novembro de 2009 às 11:59
o blog está um máximo....eu estou a fazer um trabalho sobre anorexia e este blog ajudou-me muito....
obrigado
espero que continuem!!!beijinhos


De Anónimo a 19 de Fevereiro de 2009 às 20:39
Ja' agora...A todos esses coments...Mas vocês são estu'pidos ou quê?
Esta' pessoal a morrer de Anorexia e Bulimia e vocês preocupados se é montagem ou não, ou se está bem escrita uma palavra?!?
Deixem de ser criancinhas pa'!!!
Aposto que se perguntar a um de vocês o que entenderam deste blog, não me vão responder peva de jeito!


Ao criador/a deste blog, os meus parabe'ns!
Agora...Temos de evitar este tipo de acontecimentos buli'micos e anore'ticos!!!


De atrair a 4 de Setembro de 2009 às 12:48
Nenhum homem gosta de mulher seca, sem carne, ficam com essa idéia de que "é culpa dos homens", pois não, não conheço nenhum homem que saiba o que é celulite, flacidez, pocuo nos importa, as mulheres que são inseguras e têm baixa auto-estima... vocês cavaram este bruaco sozinhas!


De Tattiana a 10 de Julho de 2014 às 22:38
A culpa não é dos homens.
A culpa é dos estilistas gays...rsrsrsrs
Infelizmente nós mulheres temos o hábito perverso de nos arrumar mais para as amigas invejosas e para as bibas venenosas de plantão do que para nossos homens.


De aline fagundes a 19 de Novembro de 2009 às 12:18
concordo pra quê ser tão magra
suco de osso
eu que não sou boba de querer ficar igual a um palito


De margarida a 27 de Setembro de 2010 às 21:13
ola!!! bem este blog e fantastico a uns tempos atras enestave a ir a casa de banho pa vomitar ate ja tinha a escova de dentes na mao pa vomitar mas disse pa mim pare tu n queres isso e n vale a pena. e a mais tempo atras andava a saltar refeicoe mas desatentos como os meus pau sao n perceberam nada mas felizmente isso ja pasou. e quem tem problemas de anorexia bulemia. forssa mt forssa mesmo. pk quando queremos mt uma coisa conseguimos mesmo que paressa impossive


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.pesquisar

 

.Maio 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Um sonho tornado realidad...

. Pedimos desculpa pela a a...

. Importância da água nos m...

. A capital da Moda

. Agencias de modelos

. As diferenças de moda de ...

. Moda Outono/Inverno 2007/...

. Toda a gente sabe que a a...

. A moda Lisboa começou no ...

. Este é um pequeno texto q...

. MODA

.arquivos

. Maio 2009

. Março 2009

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Bohemian Rapsody- Queen

. O desporto

.numero de visitantes

SAPO Blogs

.subscrever feeds